Fórum geral de RP no WoW - Raidcall 5868730
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conexão Facebook
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» O que é Roleplay? (BroWiki)
por Itomon 11/4/2017, 13:00

» [Aliança] Ordem da Lua Crescente
por Faladir 13/1/2015, 13:28

» Sub-guilda de Paladinos e Sacerdotes "Ordem dos Templários
por Servanttes 10/1/2015, 23:22

» Tweak20: Cerro Oeste
por Itomon 6/8/2014, 12:28

» Inscrição:Core Tweak 20
por Matheus23 5/8/2014, 03:43

» "De onde eu venho" - exercício RP
por Itomon 31/7/2014, 20:57

» Economia no Tweak20 - do meu jeito!
por Itomon 31/7/2014, 15:10

» O que você mais espera da nova expansão WoD?
por Visha 31/7/2014, 13:56

» Ficha dos Personagens Tweak20!
por Godinho 31/7/2014, 10:41


[Guia] Interpretação no Jogo (RP)*

Ir para baixo

[Guia] Interpretação no Jogo (RP)* Empty [Guia] Interpretação no Jogo (RP)*

Mensagem por Admin 15/1/2014, 11:47

*fonte: http://us.battle.net/wow/en/forum/topic/2016793577 - tradução livre sem fins lucrativos.

Este guia, conforme mencionado no título do tópico, será sobre as bases para interpretação dentro do jogo (in-game roleplaying), e será relativamente extenso. Serão inclusos exemplos ilustrativos, explicações para compreensão, e links para outros tópicos úteis (em inglês) para ajudá-lo a aprender sobre a diversão de interpretar (RP).

Além disso, já que não me considero o "melhor dos melhores", este guia está aberto a críticas (para questionar ou corrigir que informações foram inclusas neste guia). Afinal, este guia foi feito para ser útil e interessante ao que concerne à interpretação dentro do jogo (in-game roleplaying), não um monte de tralhas que não ajudarão ninguém ou que não façam sentido. Quaisquer sugestões ou correções, adições ou exclusões são totalmente bem vindas, e desejadas. Mesmo se você estiver inseguro sobre alguma informação em particular, questione-me! Ficarei feliz de tirar qualquer dúvida.

* Nota de tradução: Por questões de convenção, o termo "Roleplaying", que pode ser traduzido literalmente por "interpretação de papéis", será somente traduzido para sua popular sigla inglesa, "RP".

Índice:

I. Termos Básicos de RP
II. Preparação para o RP
-  1. Criação do Personagem

-  2. ...E Coisas que Você Precisa Saber para Começar
III. Combates em RP
IV. RP Aberto x RP em Grupo
V. Zombeteiros e Você
VI. Usando Recursos Online para RP
VII. Transição para RP de Fórum
VIII. Links Úteis e Compilação




I. Termos Básicos de RP

Muitas pessoas abreviarão palavras para fazê-las mais fáceis de digitar "fora do personagem", ou usar palavras para se referir a termos literários que muitos jogadores de RP estão acostumados. Como um jogador RP iniciante, muitos assumirão que você já sabe estes acrônimos/palavras e os usarão na conversa. Se você nunca os viu antes, certamente esta será uma grande ajuda para começar sua experiência com RP. Os termos a seguir são os que julgo mais usados, menos aqueles que os jogadores em geral já sabem (e serão usados novamente ao longo do tópico).

RP – Roleplay (interpretação de personagens)
IC – In Character, ou seja, "dentro do personagem" (ex. “Que Eluna esteja contigo, Sacerdote.”)
OOC – Out of Character, ou seja, "fora do personagem" (ex. “cara, chegae ve esse loot OP que dropou pra mim")
God-modding/God Mode – Controlar personagens alheios. Geralmente, pessoas que fazem isso são evitadas, criticadas, ou odiadas. Ninguém JAMAIS deve fazer isso com seu personagem. NUNCA. Frequentemente associado com o complexo do "ego inflado"** (ex.: “Gigantus golpeia com sua espada gigante e decapita Bruticus em um único corte certeiro.”)
Ego Inflado** – Tentativa de um jogador RP de tornar seu personagem "perfeito". Lógico que, ao fazer isso, ele exclui aqueles que desejariam, inicialmente, interagir com ele. (ex.: alguém que diz ser capaz de ler mentes, não se permite morrer nunca, tornar-se mestre em todas as profissões enquanto se diz um perfeito guerreiro/feiticeiro, ser bom em praticamente tudo, etc.)
Power-gaming – Tornar seu personagem excepcionalmente poderoso. Normalmente, isso é usado em casos mais extremos para se referir a pessoas que estão fazendo seus personagens capazes de coisas que nem mesmo os heróis da história do jogo não poderiam fazer. Isso pode ser confundido com Ego Inflado ou God-modding, já que os três são taxados de "RP errado". (ex.: “Morodor arranca um dos pilares de gelo do throno do Rei Lich com facilidade, e então o arremessa sobre Arthas na velocidade da luz.”)

** Nota de tradução: Não encontrei boas traduções para os termos. "Mary Sue, Gary Stu, and Marty Stu" são mencionados aqui; esses nomes são usados pelos gringos para referenciar personagens perfeitos demais ao ponto do ridículo. (fonte: http://www.urbandictionary.com/define.php?term=Marty-Stu).


Última edição por Admin em 22/1/2014, 13:55, editado 5 vez(es)

Admin
Admin

Mensagens : 43
Data de inscrição : 14/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

[Guia] Interpretação no Jogo (RP)* Empty II. Preparação para o RP

Mensagem por Admin 15/1/2014, 11:47

II. Preparação para o RP
1. Criação do Personagem


Certo, então você provavelmente sabe as linhas gerais sobre o que é RP e como fazê-lo. Contudo, você provavelmente não sabe um dos mais importantes elementos do RP - definições de quem e o que seu personagem é. Evidentemente, você deve pensar que estou falando sobre imagem e personalidade, mas estou também falando sobre sua história e seu passado. Isto requer um pouco de estudo de sua parte e ajuda de alguém que estiver disposto a ajudar a desenvolver sua história.

Para facilitar para você, e para ajudá-lo a preencher tantos detalhes quanto desejar (se este é seu primeiro personagem, você vai querer isso), trouxe um esqueleto que você pode usar para trabalhar sobre quem seu personagem realmente é.

Esqueleto para RP do fórum Sisters of Elune:
Spoiler:

Tem muitas áreas para se pesquisar, e aquelas que você realmente precisa tentar e pensar sobre são as duas primeiras seções (junto com uma pequena porção de história). Se desejar, você pode salvar seu formulário no computador para referência.

Alguns detalhes podem ser capciosos, então você vai desejar procurar se informar em (*) para detalhes que você enfrentar dificuldades para encontrar. Também poderá receber alguns detalhes importantes de seu personagem que você não poderia adivinhar, especialmente sobre detalhes específicos de raça.

* Nota de tradução: Link original quebrado. Recomendo a seção de História de Warcraft, bem como os guias de cada facção: http://us.battle.net/wow/pt/forum/3772008/ - Fórum de História do Warcraft
http://us.battle.net/wow/pt/forum/topic/10138144291 - Guia de RP Aliança
http://us.battle.net/wow/pt/forum/topic/7350355250 - Guia de RP Horda

MUITAS outras questões e suas respostas podem ser encontradas aqui, nesta gigantesca Compilação de Perguntas Frequentes sobre Roleplaying: http://us.battle.net/wow/en/forum/topic/1869407663

Por fim, antes que eu vá para a próxima seção - mantenha o poder de seu personagem relativamente reduzido. Ninguém quer ouvir como você solou o Templo Negro e Zul'Aman considerando que isso vai diretamente contra a História do jogo, nem vai querer ouvir sobre como você quase perdeu sua vida para um coelho do tipo "criatura". Tudo no mundo de Warcraft deveria exigir algum tipo de esforço para matar ou derrotar, e chefes de raide devem ser tão difíceis (ou quase impossíveis) de derrotar como eles foram na época da progressão daquela raide.

Imagine que seu personagem é nível 60 agora. Ele não seria capaz de apenas entrar no Núcleo Derretido e solá-lo, e que ele precisaria fazer um bocado de amigos antes de sequer pensar em entrar lá. Lidar com o poder relativizado de seu personagem é aceitável; usar o poder concreto de seu personagem no jogo não é recomendado.


Última edição por Admin em 15/1/2014, 23:20, editado 10 vez(es)

Admin
Admin

Mensagens : 43
Data de inscrição : 14/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

[Guia] Interpretação no Jogo (RP)* Empty II. Preparação para o RP

Mensagem por Admin 15/1/2014, 11:48

II. Preparação para o RP
2. ...E Coisas que Você Precisa Saber para Começar


Agora que você tem a história de seu personagem, aparência, e outros detalhes resolvidos, eu acho que é hora de introduzi-lo para alguns Addons úteis para RP. Eu vou apenas listar os três que eu acho importantes de mencionar, porque existem muitos Addons de RP por aí para mais coisas mais detalhadas e intrincadas, e eu não vou gastar uma postagem inteira apenas para falar sobre uma lista de Addons que são totalmente opcionais.

MyRoleplay - http://wow.curse.com/downloads/wow-addons/details/my-role-play.aspx
FlagRSP2 - http://wow.curse.com/downloads/wow-addons/details/flagrsp.aspx
SpeakinSpell - http://wow.curse.com/downloads/wow-addons/details/speakinspell.aspx

MyRoleplay permite tanto a descrição física do personagem, e um espaço para escrever a história de seu personagem - seja pouco ou bastante que você queira disponibilizar. Você pode também colocar a altura e peso de seu personagem, que emoções eles estão sentindo no momento, qual a sua cidade natal, que Casa eles pertencem se forem da nobreza, etc. É um Addon de grande profundidade.

FlagRSP2 é muito parecido com o MyRoleplay, exceto que ele é estritamente para descrições FÍSICAS - aquilo que se enxerga quando estiverem cara a cara com seu personagem. Vale notar que se um jogador tem o MyRoleplay, eles ainda podem ler as descrições executadas pelo FlagRSP, e as pessoas executando FlagRSP podem ler as pessoas com o MyRoleplay, então escolha o que você achar melhor. (Você provavelmente vai ter MUITO mais facilidade ao procurar por RP com esses addons do que sem eles, e em alguns reinos, é o único jeito para que o RP sobreviva... não se esqueca disso!)

Por último, apesar de o SpeakinSpell não ser uma necessidade nem de grande ajuda, ele é bastante prático. Vamos dizer que você queira vincular uma certa frase (ou diversas frases) para um feitiço específico, mas não quer que ela saia todas as vezes que você estiver metralhando o botão. Este Addon irá disparar aquelas frases de acordo com o que você determina, e pode fazer as batalhas através de RP uma experiência mais IC.

Outra grande sugestão antes de começar o RP é tentar e ser honesto. Se você não estiver chamando pessoas para se juntar ao RP (em OOC), então existe uma grande chance de você ficar isolado. Zombeteiros estão em todo lugar, e jogadores RP que lidam com eles frequentemente acabam acabam ignorando as pessoas que realmente querem fazer RP, pois não tem como diferenciá-los; e em vez de apenas se intrometer em um RP, pergunte-os (através de Sussuro ou em falas OOC) se você pode participar.


Última edição por Admin em 15/1/2014, 12:45, editado 2 vez(es)

Admin
Admin

Mensagens : 43
Data de inscrição : 14/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

[Guia] Interpretação no Jogo (RP)* Empty III. Combates em RP

Mensagem por Admin 15/1/2014, 11:48

III. Combates em RP

Se você não está familiarizado em como uma luta ocorre em RP, você deve buscar se atentar a lutas contra Chefes, missões de combate contra monstros específicos, ou mesmo observar lutas de filmes. Claro, você pode não ser capaz de reproduzir aquele incrível salto moral ou aquela impressionante rendição com a espada no pescoço que ocorrem nas cenas da maneira que seria possível ao vivo, mas o conceito de combates é bastante similar, e segue as mesmas estrututras básicas.

"Isso fica bem difícil de fazer quando um duelo acaba muito rápido, Shandris; como seria possível fazer algo assim?" Sim, de fato, combates em RP podem parecer muito difíceis de executar (porque você teria que dizer coisas durante a ação, entre golpes, etc.), mas com prática, isso vai ficando mais fácil e natural para você, especialmente com a ajuda de ferramentas dentro do jogo e Addons.

Existem diversas formas de combates em RP, e muitas delas incluem uma macro para porcentagem de vida (seja a sua ou de acordo com a vida do oponente) e habilidades especiais, ou usando um Addon (como o SpeakinSpell) para adicionar falas e expressões para transmitir suas habilidades e perícias. Você pode tanto falar apenas no começo e no final da ação, ou pode ser mais eloquente e falar durante a luta. Isso depende inteiramente do seu gosto, e também do que a situação pede (veja abaixo um exemplo de combate).

Vou fornecer aqui UM exemplo, mas por favor, não o veja como a maneira que isso deve ser feito. É apenas uma das diversas maneiras de se fazer RP em combate, e apenas com o intuito de mostrar um exemplo básico de como é que se luta em um combate de RP.

Combate de indicador de %:
Rok empunha sua arma.
Rok diz: Você está acabado, filhote.
Daneil acena, cerrando os punhos e sua espada e escudo.
Rok investe contra o elfo sangrento, sem planos de parar por nada.
<combate normal -- Rok com 80% de vida, Daneil com 40%>
Rok diz: Hah! Isso é tudo o que pode fazer, elfo?
Daneil ofega com sofreguidão conforme golpeia novamente.
<combate normal -- Rok com 60%, Daneil com 20%>
Daneil geme quando o machado perfura sua carne novamente.
Rok sorri.
<Fim do duelo, Rok vence com 60% de vida>
Daneil se ajoelha, com a respiração pesada e ofegante enquanto ele cobre uma de suas feridas com suas mãos.
Rok diz: Bem o que eu esperava de um elfinho como você -- fala mais do que é capaz de fazer. Volte quando você for capaz de lutar de verdade, fracote.
Rok se afasta com um sorriso predador, carregando seu machado no ombro em direção a Orgrimmar.
Annabeile corre para Daneil, ajoelhando-se diante dele conforme ele tenta se levantar, certamente com muita dor.
Annabeile diz: Daneil, você precisa de cura. Deixe-me fazer isso.
Daneil afasta Annabeile com um empurrão. Ele se põe de pé cambaleante, parecendo prestes a desmaiar.
Daneil começa a se dirigir para os portões de Orgrimmar, mas olha de volta para Annabeile antes de prosseguir.
Daneil diz: Não preciso de sua piedade, Anna. Eu vou me curar sozinho.

Certifique-se de perguntar a seu parceiro de RP (quem quer que você esteja combatendo) como ele gostaria de executar o combate antes de começarem a lutar de fato. Mencione que você é novato em RP, e eles provavelmente lhe sugerirão uma escolha não tão eloquente, mas se eles escolherem a versão mais eloquente de combate, esteja preparado! Tenha macros de falas preparadas para esta ocasião.

"Mas Shandris, <player> é de nível maior que o meu, e ele vai me derrotar com um único golpe!"

Não hesite! Existem outras maneiras de lidar com duelos em RP, assim como existem gêneros e estilos em RP. Se existe uma diferença considerável de equipamento e nível entre vocês dois, então procedam com um duelo puramente verbal (apenas descrições e falas), e use as expressões para fazer suas ações ganharem vida. Ninguém disse que você é obrigado a iniciar um duelo dentro do jogo e depender de números aleatórios (RNG) para combater em RP, e você não é!

-----

Alguns exemplos de macros:

Macros de Habilidades Especiais
Exemplo para Temeridade de Guerreiro
Código:
/s Você pagará pelo que fez a minha irmã, maldito!
/use Temeridade

Exemplo para Ira Vingativa de Paladino
Código:
/y Que a Luz julgue suas ações profanas, monstro!
/use Ira Vingativa

Indicadores de porcentagem de vida
Em 90%
Código:
/s Hah! Você chama isso de luta? Minha irmãzinha bate mais que você!

Em 45%
Código:
/s Então você... sabe como lutar...
/e fica ofegante, seus movimentos ficando mais lentos e descuidados.

Acho que são bastantes exemplos para mostrar o que você pode fazer. É claro, não está limitado ao que aqui foi dito, e você é encorajado a dizer praticamente qualquer coisa desde que relacionado ao combate. Com batalhas mais incomuns e intrincadas, você pode querer desenvolver detalhes OOC antes de começar.


Última edição por Admin em 15/1/2014, 12:46, editado 1 vez(es)

Admin
Admin

Mensagens : 43
Data de inscrição : 14/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

[Guia] Interpretação no Jogo (RP)* Empty IV. RP Aberto x RP em Grupo

Mensagem por Admin 15/1/2014, 11:49

IV. RP Aberto x RP em Grupo

Você provavelmente ingressou em um reino RP ao menos uma vez e viu pessoas cirsculando ou conversando umas com as outras. Contudo, você não tem certeza de como se aproximar de um grupo gigante de indivíduos conversando na frente da estalagem, e não está muito confiante de que o grupo perto do ferreiro vai permitir que você entre na sessão de RP deles.

Se você estiver incerto se pode se unir a alguém, pergunte à pessoa (OOC ou entre (())'s) se o RP que eles estão promovendo é aberto ou fechado para o grupo, e pergunte se você pode participar.

“Qual a diferença, afinal?”

RP Aberto é apenas outro termo para RP que está aberto para qualquer um participar, e são promovidos em lugares que são facilmente acessíveis. RP em Grupo significa que você tem pessoas específicas determinadas para interpretar um assunto em particular, e pode ser tanto aberto como fechado para a participação de jogadores de fora.

“Mas porque algumas pessoas fecham seus RP, Shandris? Eu não sou bom o bastante?”

Este, geralmente, não é o caso. Algumas pessoas interpretam arcos específicos de história, e gostam de manter estranhos fora de seu RP porque não querem arriscar qualquer RP desvirtuoso, ou talvez não queiram ter ninguém alterando a história deles. Talvez seja apenas uma questão de gosto, preferindo não ter pessoas se intrometendo. Talvez você esteja um pouco certo, e eles fecham o RP deles porque preferem apenas pessoas experientes.

Existe uma porção de motivos para as pessoas fecharem seus RP dos outros, e se você estiver muito curioso, você pode (educadamente) perguntar a elas. Se você quiser, você pode até mesmo perguntar se você pode participar, e descobrir se você pode se tornar uma adição a sua história de RP. Se você conseguir, ótimo! Isso adicionará à sua experiência como jogador RP, e irá ajudá-lo a aprender mais sobre RP.


Última edição por Admin em 15/1/2014, 12:47, editado 2 vez(es)

Admin
Admin

Mensagens : 43
Data de inscrição : 14/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

[Guia] Interpretação no Jogo (RP)* Empty V. Zombeteiros e Você

Mensagem por Admin 15/1/2014, 11:50

V. Zombeteiros e Você

"Ei Shandris, eu acabei de começar a fazer RP e agora há pouco, essas pessoas foram tão rudes conosco! Meus colegas de RP não querem nem tentar fazer RP de novo por causa deles."

Pessoas que fazem esse tipo de coisa são consideradas zombeteiras. Um zombeteiro é, em termos gerais, alguém que se diverte prejudicando o RP de outros, seja por propositadamente praticando God-modding de seus personagens e se intromentendo no RP, spammando os canais locais, ou apenas tentando fazer você e seus colegas de RP ficarem irritados até o ponto de desistirem.

Existem diversas maneiras de lidar com eles, e a primeira coisa, antes que eu diga qualquer coisa sobre eles, é que você não responda aos zombeteiros. Se você está familiarizado com o chat de Comércio ou os primórdios do chat dos Sertões Setentoriais, então você provavelmente consegue fazer a correlação entre os trolls e os zombeteiros.

Zombeteiros despejam besteiras aleatórias, agem de forma nociva, ou perturbam de maneira a obter sua atenção para gerar uma reação sua, e é por esse exato motivo que você não deve respondê-los. Isso irá interromper seu RP, e eventualmente levará seus amigos de RP a parar também durante aquele momento.

Meu melhor conselho? Denuncie os jogadores e /ingore eles. Se você puder clicar com o botão direito em seus nomes e "Denunciar Spam", isso também vai funcionar, já que ao fazer isso o jogo denuncia E ignora eles simultaneamente (ao menos durante o tempo em que você continuar online). Com relação à presença dos personagens dos zombeteiros, nada pode ser feito quanto a isso, mas faça o seu melhor para ignorá-los. Se eles criarem diversos personagens (ou parecer diversos personagens) para que você deixe de ignorá-los, você então poderá denunciá-los também por assédio.

A única outra coisa que você NÃO quer fazer é se dispersar e acabar com seu RP por causa do zombeteiro. Isso vai apenas encorajá-los a fazer isso com outros grupos de RP, permitindo que continuem com suas ações imaturas.


Última edição por Admin em 15/1/2014, 12:48, editado 1 vez(es)

Admin
Admin

Mensagens : 43
Data de inscrição : 14/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

[Guia] Interpretação no Jogo (RP)* Empty VI. Usando Recursos Online para RP

Mensagem por Admin 15/1/2014, 11:50

VI. Usando Recursos Online para RP

Para um RP bem sucedido, você precisa fazer um pouco de lição de casa. Não estou dizendo que você deva comprar todos os livros de Warcraft e lê-los até que você os saiba palavra-por-palavra, mas ao menos esteja atualizado da história de sua raça e daqueles com quem ele/ela está associado(a).

História (lore) é essencial para o RP, e é o trabalho do jogador RP fabricar uma historia que se encaixe, também. Quanto mais você souber, maior o potencial para fazer um RP realmente impressionante, então sugiro ler artigos no WoWpedia sobre as coisas em que estiver interessado, * bem como as produtivas discussões no fórum de História do Warcraft e também sites especializados sobre o tema.

WoWpedia: http://www.wowpedia.org/
Fórum oficial sobre História de Warcraft: http://us.battle.net/wow/pt/forum/3772008/
Azeroth.com (fansite): http://www.azeroth.com.br/resumos
* Nota de tradução: Inclusão livre dos endereços brasileiros para melhor acomodar o guia; podemos adicionar novos links que julgarem produtivos! Smile
Além disso, se você não estiver confiante em suas habilidades de escrita, pratique escrever usando a gramática e pontuação adequadas. Alguns deslizes aqui e ali são aceitos, mas fazer RP é basicamente digitação quando se trata de jogos eletrônicos. Você não quer que as pessoas vejam seu diálogo e pensem "cara, esse nego parece um nub", você quer se integrar à comunidade e deixar uma impressão boa e duradoura nas pessoas.

Por exemplo, não use "diz" treze vezes. Pense em (ou pesquise) outras palavras que dão mais sentimento para o que seu personagem está fazendo. No caso de "diz", você pode usar "resmunga" para uma frase letárgica ou entediada, "murmura" para uma frase rouca ou fraca, ou "brada" para uma sentença poderosa e violenta.

Para uma referência rápida online, você pode procurar um dos dois links abaixo e procurar por sinônimos (usando o dicionário).

Thesaurus, part of Dictionary.com: http://thesaurus.com/
Merriam Webster Online: http://www.merriam-webster.com/

Escrever no RP é tão essencial quanto fazer um ótimo personagem e conhecer sua história, então é importante se aprimorar nisso quando puder (isto é, se for preciso).


Última edição por Admin em 15/1/2014, 12:50, editado 3 vez(es)

Admin
Admin

Mensagens : 43
Data de inscrição : 14/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

[Guia] Interpretação no Jogo (RP)* Empty Transição para RP de Fórum

Mensagem por Admin 15/1/2014, 12:34

VII. Transição para RP de Fórum

Então agora você basicamente pegou toda a informação necessária para fazer RP no jogo, mas agora está curioswo sobre como os RP de fórum funcionam, certo? Bom, um passarinho me contou que um gnomo chamado Meep fez um post especificamente para introduzir outros jogadores ao RP de fórum. Agora que você leu este guia, muitas coisas já foram esclarecidas sobre o básico de RP.

Forum RP: Types and Expectations http://us.battle.net/wow/en/forum/topic/1965842113

É um guia realmente incrível, e recomendo que você o leia, mesmo se não estiver interessado em RP de Fórum.


Última edição por Admin em 15/1/2014, 12:53, editado 3 vez(es)

Admin
Admin

Mensagens : 43
Data de inscrição : 14/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

[Guia] Interpretação no Jogo (RP)* Empty VIII. Links Úteis e Compilação

Mensagem por Admin 15/1/2014, 12:34

VIII. Links Úteis e Compilação

Abaixo encontra-se uma repostagem de links aos guias (e alguns recursos adicionais) para ajudá-lo a começar sua jornada no RP.

Guias de desenvolvimento de RP

A Sisters of Elune Guide to Roleplaying the Races of Azeroth: http://us.battle.net/wow/en/forum/topic/981898955
[Unmentioned] In-Depth Character Development Guide Redux: http://us.battle.net/wow/en/forum/topic/981829327
Roleplaying FAQ Compilation: http://us.battle.net/wow/en/forum/topic/1869407663
Meep's Guide to Forum Roleplay: http://us.battle.net/wow/en/forum/topic/1965842113


Addons de RP

MyRoleplay - http://wow.curse.com/downloads/wow-addons/details/my-role-play.aspx
FlagRSP2 - http://wow.curse.com/downloads/wow-addons/details/flagrsp.aspx
SpeakinSpell - http://wow.curse.com/downloads/wow-addons/details/speakinspell.aspx


Recursos Gerais

RP skeleton from Sisters of Elune forums: http://us.battle.net/wow/en/forum/topic/1074097858
WoWpedia: http://www.wowpedia.org/
Thesaurus, part of Dictionary.com: http://thesaurus.com/
Merriam Webster Online: http://www.merriam-webster.com/

Admin
Admin

Mensagens : 43
Data de inscrição : 14/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

[Guia] Interpretação no Jogo (RP)* Empty Re: [Guia] Interpretação no Jogo (RP)*

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos